quinta-feira, 3 de julho de 2014

Benefícios do café comprovados pela ciência

Os benefícios do café estão longe de ser apenas relacionados ao aumento de energia. Apesar de ser comumente demonizado como um hábito maléfico, a ciência comprova que as coisas não são bem assim. Na verdade, algumas xícaras de café por dia podem gerar diversos benefícios que podem afetar direta e indiretamente nos seus objetivos.

Benefícios do café

1 – Uma ótima fonte de antioxidantes

Antioxidantes são moléculas que previnem danos nas células, que com o tempo podem gerar diversos tipos de doenças e problemas de saúde. De acordo com um estudo (1), o café é uma das principais fontes de antioxidantes da dieta ocidental.

2 – Pode aumentar a expectativa de vida

Um estudo de 2012(2) onde os pesquisadores analisaram o consumo de café entre 400.000 pessoas, foi descoberto uma ligação significativa entre café e longevidade.
Trocando em miúdos, o estudo observou que aqueles que bebiam mais café, geralmente viviam mais tempo daqueles que bebiam menos ou nada, e curiosamente, quanto mais eles bebiam, mais eles viviam.
E essa ligação foi tanto com café normal e descafeinado, então não confunda consumo de café com cafeína sozinha.

3 – Antidepressivo natural.

Qualquer pessoa que tome café pode comprovar isto, mas o fato também foi comprovado cientificamente.
Uma pesquisa conduzida por cientistas em Harvard descobriu que o consumo regular de café diminuiu os riscos de depressão em mulheres por 20% (3) e suicídio por 53% (4).

4 – Aumento de performance

A cafeína é a “droga” mais popular do mundo, e pode melhorar a força (5), resistência muscular (6), performance anaeróbica (7), e de quebra, auxiliar na perda de peso (8).

5 – Pode reduzir o risco de diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 é algo epidêmico nos dias de hoje, atingindo cerca de 300 milhões de pessoas pelo mundo. É caracterizada por gerar resistência à insulina, altos níveis de açúcar no sangue, e produção incorreta de insulina.
E pesquisas (9) comprovam uma ligação significativa entre consumo de café e riscos reduzidos em desenvolver a doença. Alguns estudos (10), chegam a mostrar que o consumo de pelo menos 3 xícaras de café por dia reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 42%.

6 – Pode reduzir as chances de desenvolver certos tipos de câncer

Pesquisas mostram que o consumo de café pode proteger o corpo contra o câncer de fígado e cólon, os tipos de câncer mais fatais.
Uma análise de 9 estudos (11) envolvendo mais de 240.000 pessoas, descobriu uma forte ligação entre consumo de café e riscos reduzidos de câncer de fígado. Apenas duas xícaras por dia foi associado a 43% na redução do risco em desenvolver a doença.
Outro estudo (12), que envolveu a análise de dietas e estilo de vida de quase 490.000 indivíduos descobriu que pessoas que bebiam café tinham menos chances de desenvolver câncer do cólon e reto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário