sábado, 5 de julho de 2014

Não consegue “seguir” uma dieta ? Experimente o IIFYM

O fisiculturismo “tradicional” sugere que para gerar hipertrofia precisamos sempre comer corretamente e de forma saudável. Com isto, frango, batata-doce, arroz integral e ovos, se tornam alimentos obrigatórias na sua dieta. Não demorará muito tempo para que a sua vida social esteja centralizada no que você pode ou não comer, e aí tudo começa a desmoronar.

O problema, é que em um nível fisiológico o seu corpo não consegue sentir a diferença entre comidas “limpas” e “sujas”. Um carboidrato é um carboidrato. Uma proteína é uma proteína. Uma gordura é uma gordura. O seu corpo não vai rejeitar um nutriente porque ele veio de uma embalagem diferente. E é aí que o IIFYM entra em cena.
IIFYM é uma sigla para “If it Fit Your Macros” que significa de forma resumida “Se couber nos seus macros”, ou seja, se um alimento se encaixa na sua necessidade de macronutrientes diária(de proteínas, carboidratos e gorduras), você pode comer, o importante é conseguir a quantidade necessária.
De nada vai adiantar comer frango com batata-doce 6 vezes por dia, 7 dias por semana, com ânsia de vômito, tendo desistências e recaídas, se você poderia ter os mesmos ganhos comendo outros alimentos que agradam mais o seu paladar e que possuem a mesma quantidade de proteína e carboidratos. É justamente esta a proposta do IIFYM, oferecer mais flexibilidade e consistência, produzindo o mesmo resultado.

O Lado Negativo do IIFYM

Na verdade, não existe um “lado negativo” para o IIFYM. O grande problema é como as pessoas interpretam este “estilo” de dieta. Só porque você não precisa comer 100% limpo, não significa que você pode viver de McDonalds e usar isto como desculpa para comer qualquer lixo que encontrar pela frente e dizer que é um adepto do IIFYM.
Independente de você comer limpo ou não, o seu corpo continuará precisando de fibras, vitaminas e minerais. O IIFYM apenas sugere que você pode ter mais flexibilidade, aumentando a consistência da sua rotina alimentar. Manter um meio-termo entre alimentos funcionais e os alimentos que lhe agradam, ainda será a melhor pedida para amplificar seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário