quinta-feira, 3 de julho de 2014

Mel não é a melhor alternativa ao açúcar

Muitas pessoas estão com o coração no lugar certo ao pensar que o mel – um alimento natural – é a alternativa mais viável para substituir o açúcar refinado. Contudo, isto não significa que consumi-lo livremente seja saudável também.
Apesar de conter um valor nutricional superior ao açúcar refinado, cerca de 55% do mel é composto de frutose, que em excesso poderá gerar os mesmos efeitos indesejados que o açúcar refinado, como flutuações indesejadas de insulina, acúmulo de gordura, e tudo o que tentamos evitar ao cortar o açúcar da dieta.
Não me entenda mal, usar mel esporadicamente não fará mal algum, principalmente pelo seu conteúdo nutricional superior, mas usá-lo livremente para substituir o açúcar sob o pretexto de que ele é natural, é um baita tiro no pé. Qualquer forma de açúcar em excesso, faz mal.

E o açúcar mascavo ?

Infelizmente, a história é a mesma. O açúcar mascavo é apenas açúcar “crû”, em um estado que precede o refinamento. Isto quando as empresas não usam o próprio açúcar refinado e apenas adicionam um pouco de melaço para gerar a cor mais escura.

Mas então, qual é a melhor alternativa ao açúcar refinado ?

A melhor alternativa ao açúcar é aprender a se alimentar sem precisar colocar “coisas doces” em tudo. E não, ninguém morre de hipoglicemia por cortar açúcares da dieta, nosso corpo é inteligente o suficiente para transformar diversos tipos de macronutrientes em glicose quando necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário