sábado, 5 de julho de 2014

Dica rápida: Ganhar massa muscular ou perder gordura primeiro ?


Considerando que ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é um objetivo contraprodutivo e utópico, a grande dúvida que permanece é se devemos focar nossos esforços em ganhar massa muscular o máximo possível e depois perder a gordura em excesso, ou queimar a gordura existente e tentar ganhar massa muscular com qualidade, evitando acúmulo excessivo durante o processo. Afinal, qual objetivo deve estar em primeiro lugar ?

Resposta: depende

Antes de decidir qual objetivo seguir, é necessário uma análise do próprio corpo. Pessoas que não ganham gordura com facilidade e já possuem pouca gordura por natureza, podem focar-se apenas no ganho de massa muscular por tanto tempo quanto necessário. Já pessoas que conseguem ganhar gordura com facilidade e/ou já possuem uma quantidade significativa de gordura (mais de 20/25% de gordura corporal), seria muito mais interessante focar-se primeiro em perder o excesso para só então focar-se na hipertrofia muscular.

Por que ?

Além de ser obviamente mais saudável, quanto menos gordura corporal temos, mais sensível(menos resistente) ficamos a um dos hormônios mais anabólicos do corpo: a insulina. Para quem não sabe, a insulina é responsável por enviar glicose, proteína, gordura e outros nutrientes para dentro dos músculos, e isto não acontece de maneira eficiente em pessoas com mais resistência à insulina. Alguns estudos científicos sugerem que a quantidade de gordura abdominal tem uma ligação direta a sensibilidade à insulina, ou seja, quanto mais gordura, mais resistência.

Conclusão

Se o seu objetivo for ganhar massa muscular o mais rápido possível, mesmo que não pareça, a ideia mais “rápida” seria ficar com um índice de gordura corporal baixo para então focar-se na hipertrofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário