sábado, 5 de julho de 2014

Excesso de proteína é transformado em gordura ?


Existe uma crença de que se ingerirmos grandes quantidades de proteína, o excesso será transformado em gordura. Será ?
Um estudo realizado pela Pennington Biomedical Research examinou, justamente, qual seria o efeito da proteína na modificação do corpo em pessoas que realizaram dietas hipercalóricas com proporções diferentes de proteína: pouca (0.6g por kg), média (1,79g por kg) e bastante proteína(3g por kg). Lembrando que todas as dietas tinham a mesma proporção carboidratos e gorduras.
No final do estudo, o resultado não poderia ser mais interessante, o ganho de gordura foi equivalente nas três dietas, incluindo as pessoas que tiveram que ingerir 3g de proteína por kg de peso corporal. Comprovando que a ingestão de proteína, como único fator, não vai fazer uma pessoa acumular mais gordura.
Isto acontece porque a digestão deste macronutriente não é tão simples como as pessoas imaginam. O corpo precisa arregaçar a manga para processar a proteína, quebrá-la em aminoácidos e depois administrá-la em diversas funções onde ela é necessária, sendo que a transformação em gordura não é, nem de perto, a mais importante delas.
Ainda temos que considerar que muita gente falha em ganhar massa muscular, justamente por não conseguir ingerir a quantidade necessária de proteína, imagine ganhar gordura.

“Ok, uma dieta com bastante proteínas pode não gerar gordura, mas e o excesso em uma única refeição ?”

Muitas pessoas pensam que ingerir proteína em excesso em uma única refeição poderá gerar apenas dois resultados: o corpo não vai conseguir ingerir toda a proteína eliminando o excesso ou vai simplesmente transformar em gordura.
Felizmente, o corpo é mais esperto do que isso. Quando ingerimos grandes quantidades de algo (proteína ou qualquer outra coisa), o organismo percebe imediatamente e simplesmente reduz a velocidade da digestão, aumentando o tempo que os nutrientes estarão disponíveis para serem absorvidos. Gerando um fluxo lento e constante de aminoácidos, no caso da ingestão de proteína.
Se o corpo funcionasse de maneira diferente, estaríamos defecando pedaços inteiros de comida alguns dias depois de comer na churrascaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário